Previsão usa como base a chegada de 50 novas empresas prestadoras de serviços que formarão o Cinturão de Fornecedores da Nissan; Resende pode se tornar o novo “ABC” Fluminense e crescer até 100%. Uma projeção da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende aponta que até 2018, ou seja, nos próximos seis anos, mais de 20 mil novos empregos deverão surgir na cidade devido a chegada de mais 50 empresas, incluindo a montadora japonesa Nissan. Os números fazem parte do relatório da secretaria que também destacou que entre janeiro de 2009 e dezembro de 2011, pelo menos 17 empresas de médio ou grande porte se instalaram em Resende ou estão em processo de instalação na cidade, a maioria delas dos segmentos metal-mecânico (peças, pneus, suspensões e peças metálicas), informática, automotivo, eletroeletrônica (gerenciamento do sistema de telefones), têxtil e logística (atacadista e distribuidor).
A maioria destas empresas se localiza em áreas às margens da Dutra, nas regiões da Fazenda da Barra e da Grande Paraíso. Segundo o titular da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, o número de novos empregos diretos gerados pelas 17 empresas chegará a 6.300.
“É importante ressaltar que, com a vinda da Nissan, aproximadamente 50 empresas prestadoras de serviços da fábrica deverão se instalar também na cidade, o que vai representar a criação de pelo menos 20 mil novos postos de trabalho até o ano de 2018. Outro resultado positivo para Resende proporcionado pela chegada destes 17 novos empreendimentos está no incremento da arrecadação da Prefeitura destinada à realização de obras e serviços a favor da população. Já se calcula que quando todas as empresas estiverem em funcionamento pleno, o orçamento do município poderá crescer mais de cem por cento”, disse Edgar.
No relatório divulgado pela Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços da Prefeitura, as empresas relacionadas como já em funcionamento no município, ou que se encontram em processo de instalação, são as seguintes: Nissan, Politex, Mac Leen, Aethra, Armco, Staco, BMB Mode Center, Panasonic, Epson, Flexfor, Suspensys e Randon (todas do ramo industrial), Transportadora Brasspress, Mc Lane, EAD e Ferragens Negras. Estes quatro últimos empreendimentos fazem parte do segmento de serviços.
Nissan quer começar a fabricar carros em 2013
Sobre a instalação da fábrica da Nissan, que se localizará numa área com mais de três milhões de metros quadrados, próximo ao atual campus da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), na região da Fazenda da Barra, as obras de instalação da empresa estão previstas para começar em março, por meio dos serviços de terraplanagem do terreno.
De acordo com Edgar Moreira, o planejamento da fábrica é iniciar a produção de carros em 2013. Na semana passada, o prefeito José Rechuan (PP) recebeu, em seu gabinete, a visita do vice-presidente de operações de manufaturas da Nissan, Atsuhiko Hayakawa, que vai morar em Resende para trabalhar no Município.
- Parte da mão de obra para os serviços de construção e o funcionamento da fábrica no Município será contratada via agência local do SINE (Sistema Nacional de Empregos), onde os trabalhadores interessados deverão se cadastrar. A proposta da Prefeitura é ampliar os cursos de capacitação profissional com o objetivo de qualificar os profissionais da região, e dessa maneira, aumentar as chances destes trabalhadores na conquista das vagas a serem abertas com a chegada desta indústria automobilística – complementou Edgar.(Fonte: Jornal Folha do Interior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário