terça-feira, 31 de maio de 2011

O destino do Saae

O infográfico mostra a área que não poderá ser
utilizada pelo Saae no terreno de Saudade.




Quando vendeu o terreno do Ano Bom,  por um preço bem menor do que o de mercado (que está sendo questionado na Justiça), o Saae de Barra Mansa logo em seguida alugou o mesmo terreno para manter suas instalações no local. O que ninguém entendeu, pode ser facilmente compreendido quando se faz uma visita ao terreno comprado em Saudade para ser as novas instalações da autarquia. O terreno, que pertencia à empresa Protec, foi interditado no passado pela Feema por lidar com materiais altamente tóxicos que colocavam em risco a saúde dos moradores do bairro. A empresa deixou o local, mas não fez a descontaminação do terreno, que é considerado impróprio para qualquer atividade. O terreno, que foi comprado pela prefeitura e comemorado como uma grande conquista, além do solo contaminado, está totalmente abandonado, servindo de criadouro para dengue; possui reservatórios de material tóxico enterrados no solo e que precisam ser removidos para os locais apropriados e, o mais grave, mais da metade do terreno não pode utilizado pois é protegida pelo Código Florestal. Segundo este código, a área de proteção das margens dos rios varia de acordo com a largura do rio. Para rios que possuem de 50 a 200 metros de largura a área protegida deve ser de 100 metros, como é o caso do Rio Paraiba. Traduzindo, o Saae vai continuar no Ano Bom por muitos anos e, é claro, pagando um aluguel caríssimo.

15 comentários:

  1. A venda do SAAE do Ano Bom foi um grande negócio, para quem comprou o terreno, fica claro pela postagem que o aluguel de R$ 23.000,00, será pago por muito tempo, além de comprar o terreno abaixo do preço de mercado aluga acima do valor de mercado, ótimo negócio para o ES, mas péssimo para Barra Mansa.
    Paulo Cesar - Centro

    ResponderExcluir
  2. Pelo que fiquei sabendo, o Saae esteve neste local semana passada e tirou diversos caminhões de entulho, tentando melhorar a aparências. A coisa tava muito pior e tinha muito mais lixo.

    ResponderExcluir
  3. Aqui, no Saae, o que mais se comenta é que querem também vender a sede do centro. É bom a Câmara de Vereadores começar a trabalhar e ficar de olho. Temos que evitar outro escândalo, como o da venda do terreno do Ano Bom.

    ResponderExcluir
  4. Helô, vereadores! Quando será que vcs vão acordar? O eleitor está de olho...

    ResponderExcluir
  5. O mau do esperto é achar que todo mundo é otario.

    ResponderExcluir
  6. Cadê o jornal Aqui para notícia está matéria.

    ResponderExcluir
  7. Quando o Legislativo é omisso o Executivo faz o que quer. (movimento renovação na câmara)

    ResponderExcluir
  8. Amanhã, segundo a rádio corredor, será realizada a licitação para a obra no local, às 09h, no SAAE - centro.

    Jaqueline

    ResponderExcluir
  9. Olá, Amigos do Blog!

    Através de pesquisa, encontrei uma dissertação de mestrado da Fundação Osvaldo Cruz, onde o mestrando relata, entre outros fatos, o seguinte:

    "Uma das conclusões deste programa, ao longo do rio Paraíba do Sul, foi a identificação da violação do padrão de potabilidade da água através do composto benzo(a)pireno em seis ETAs causando o fechamento/transferência da fábrica PROTEC - Produtos Químicos em Barra Mansa pela Comissão Estadual de Controle Ambiental - CECA. Foi encontrada também a presença de metais tais como: cádmio, alumínio, chumbo e mercúrio além de compostos aromáticos (fenóis)."

    Fonte: http://teses.icict.fiocruz.br/pdf/juniorlgfm.pdf

    É um absurdo o que ocorre, hoje, em Barra Mansa!

    Segundo comentam, a filha do proprietário do terreno era estagiária (ou Cargo Comissionado, não sei) à época, da Coordenadoria do Meio Ambiente, de tal forma que maquiaram a verdade sobre a contaminação do solo.

    VAI DAR MAIS MINISTÉRIO PÚBLICO!!!

    ASSIM, O GOVERNO FEDERAL TERÁ QUE INCLUIR BARRA MANSA NA LISTA PARA A CONSTRUÇÃO DE SEUS PRESÍDIOS!!!

    Abs.

    ResponderExcluir
  10. E a Educação de Barra mansa é um caós, não tem material para alunos(cadernos,lápis,papel,caneta,etc), 1/3 dos colégios estão semi parados com goteiras e sistema de rodizio de turmas,o coc está recebendo em dia pela venda de apostilas de 3a.,a ONG"destruindo sonhos" vai bem....

    Denize

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que a caravana do bem não agüenta os 578 dias restante. Malandro foi o ex prefeito que já abandonou o barco e a atual vice que esta indo para o mesmo caminho .(ninguém aquenta o Zé mulambo)

    ResponderExcluir
  12. É com grande dor que reconheço que é uma grande covardia o que estão fazendo com nossas crianças:
    -Merenda pouca, ruim, desnutritiva;
    -sistema educacional mambembe,
    -algumas diretoras sem nenhuma condição de dirigir nada;
    -prédios escolares obsoletos sem espaço com excesso de alunos, verdadeiros depósitos de crianças;
    -desvio de verbas para ong, para terceirizadas que invibializam qualquer ação educadora de qualidade;
    -SME- Sem comando, confusa, com pessoas sem conhecimento da realidade da educação pública municipal;
    -vaidades, vaidades ,briguinhas ,disputa Secretária X Sub Secretária;

    MAX

    ResponderExcluir
  13. Essa de Zé mulambo foi ótima.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Em respeito aos participantes do blog, removemos o comentário anterior. Continuamos no propósito de postar todos os comentários que nos forem enviados, mesmo os que se escondem na covardia do anonimato. Só não publicaremos aqueles que contenham palavras com cunho de ofensa pessoal.

    ResponderExcluir