SUPER LUA CHEIA NO PERIGEU 18 ANOS DEPOIS

No sábado (19/março) tivemos Lua Cheia. Até aí nada de mais. Só que nem todas as Luas Cheias têm o mesmo tamanho aparente. Sabia?
A de sábado foi maior. E a última vez que este fenômeno aconteceu nesta magnitude foi em março de 1993, há 18 anos.
A variação no tamanho aparente da Lua acontece porque a órbita do nosso satélite ao redor da Terra não é uma circunferência perfeita e sim uma elipse com a Terra posicionada num dos focos, como pode ser visto na ilustração abaixo.
Sendo assim, nesta órbita "oval", enquanto translada ao redor do nosso planeta, a Lua pode ficar mais perto ou mais longe da Terra . O ponto mais perto é o perigeu e o mais longe o apogeu.
A distância média Terra-Lua, medida entre os centros dos astros, é de cerca de 384000 km. Mas no perigeu a Lua fica mais próxima, a apenas 363000 km (aproximadamente) da Terra. No apogeu esta distância cresce para mais ou menos uns 405000 km. Por conta disso, o tamanho aparente do disco lunar pode variar entre 0,49 até 0,55 grau. Quando coincide da Lua estar na fase cheia (com a face iluminada voltada para a Terra) e a sua posição orbital ser próxima do perigeu, a Lua Cheia fica "mais cheia", ou seja, visualmente maior, atingindo 0,55 grau de diâmetro aparente.
Assim, como visto na imagem acima, a Lua Cheia no perigeu costuma ser cerca de 12% maior do que a Lua Cheia no apogeu. E, mais próxima da Terra, o brilho lunar relativo fica bem maior.
No sábado a Lua Cheia aconteceu com o nosso satélite a apenas uma hora do perigeu, ou seja, bem mais perto da Terra. Por isso tivemos uma super Lua Cheia!
A última vez em que a Lua esteve assim tão grande foi em março de 1993. Em 2006 tivemos uma Lua Cheia perto do perigeu. Mas a Lua não estava tão perto do perigeu quanto sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário