quinta-feira, 28 de julho de 2011

Segurança no trânsito


FÓRUM SOBRE SEGURANÇA NO
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA.
Atualmente um dos maiores problemas enfrentados por diversos países no mundo, e que vem sendo alvo frequente de diferentes ações é a violência no trânsito, tanto que a década compreendida entre os anos de 2011 – 2020 fora declarada pela ONU (Organização das Nações Unidas), através da Resolução A/RES/64/244 publicada no dia 02 de março de 2010, como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, tendo como meta estabilizar e reduzir em 50% os acidentes de trânsito em todo mundo.
Em nosso país a realidade da violência no trânsito não é diferente do que ocorre ao redor do mundo, somos a quinta nação com o maior número de mortes no trânsito sendo que, atualmente, de acordo com dados estatísticos do Governo Federal, divulgados pelo Ministério da Saúde e o Ministério das Cidades, este chega a 39.000 (trinta e nove mil) óbitos por ano, o que nos leva ao absurdo número de 106 (cento e seis) mortes por dia, números estes maiores do que os apresentados em diversas guerras travadas no mundo na atualidade, e sendo de 619.000 (seiscentos e dezenove mil) o número de vítimas não fatais, muitas com seqüelas irreversíveis, e o que é pior, estes números são facilmente postos a prova com uma análise mais profunda. O que nos leva a conclusão que este é um sério problema de saúde pública, mais sério que muitos imaginam, pois só em 2010 foram 150.000 (cento e cinqüenta mil) internações por causa de acidentes no trânsito e que precisa ser combatido como tal, com medidas preventivas, sérias e urgentes.
Dentre as diversas causas dessa violência exacerbada duas são as que precisam ser combatida com mais urgência que são: o excesso de veículos nas vias, devido à falta de opções de um transporte coletivo público descente na maioria das cidades, o que leva grande parte da população a optar pelo automóvel, prejudicando imensamente a mobilidade urbana, e o descumprimento nas normas gerais de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro, este causado pelo desconhecimento por muitos das referidas normas e pela falta de uma aplicabilidade e fiscalização mais contundente por parte dos órgãos responsáveis.
Para que possamos combater este câncer, que mata diariamente centenas de pessoas se faz necessária a participação ativa de toda sociedade civil organizada, juntamente com os entes governamentais, na busca por soluções que ajudem a combater essa violência crescente. E justamente para que possamos discutir sobre este assunto é que estaremos realizando no dia 22/08/11 das 19:00 às 22:30hs, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Volta Redonda o FÓRUM SOBRE SEGURANÇA NO TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA.
Neste evento, que é aberto para toda população, teremos palestras com especialistas em segurança no trânsito e prevenção de acidentes, em mobilidade e urbana, e também contaremos com a ilustre presença do Dep. Federal Hugo Leal, que é o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e que foi Chefe da Delegação que representou o país na Conferência de Moscou, onde foi produzido o documento que estabeleceu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. Temos como objetivo principal deste evento a participação de todos para juntos buscarmos formas de reduzirmos os números da violência no trânsito em nossa cidade, tornando-a mais segura para que os cidadãos transitem por ela sem medo de ser mais um número de uma fria e triste estatística.
Enviado por:
Consultran RH - Consultoria e Treinamentos em
Trânsito / Transporte e Gestão de Pessoas
Rafael I. Ferreira
Diretor - Geral (Especialista em Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes)
Contatos: (24) 9813-4320
e-mail: consultranrh@hotmail.com
http://transitoecidadaniabr.blogspot.com/

8 comentários:

  1. A participação tem algum custo?

    ResponderExcluir
  2. Como posso fazer para me inscrever? Tem que pagar taca de inscriçãl?

    ResponderExcluir
  3. Jussara (Barra Mansa)29 de julho de 2011 às 06:41

    Quem particpar vai receber certificado?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.
    Este evento e aberto a população, não sendo necessário fazer inscrição antecipada e nem será cobrado nenhum valor. E Jussara, neste evento não haverá emissão de certificação, mas estamos começando a organização de um Congresso com o mesmo tema, aí sim será emitido certificado.

    Rafael I. Ferreira - Organizador do Fórum.

    ResponderExcluir
  5. Jussara (Barra Mansa)29 de julho de 2011 às 16:23

    Rafael,
    Você já a data quando será realizado o próximo? Me interessa muito o certificado.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde, Jussara.

    Infelizmente ainda não, pois estamos apenas no começo da organização de outro maior, já que esta idéia surgiu a pouco tempo, devido ao ótimo interesse por parte da população em participar deste primeiro evento. Mas fique tranquila pois assim que tivermos uma data, com certeza divulgaremos aqui também.

    Att.

    Rafael I. Ferreira - Organizador do Fórum.

    ResponderExcluir
  7. Será que vai ter um desse em nossa cidade (Barra Mansa) precisamos ensinar estes motoristas a dirigir melhor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Anônimo...

    Nossa intenção é organizar fóruns como este em todas as cidades do sul fluminense, para juntos discutirmos o problema de cada uma delas e as soluções possíveis, e não só para motoristas mas para todos usuários do trânsito, que além dos supracitados, são os passageiro e os pedestres.

    Em breve, havendo apoio por parte dos entes governamentais, realizaremos um em Barra Mansa.

    Rafal I. Ferreira - Organizador do Fórum

    ResponderExcluir