quarta-feira, 18 de maio de 2011

Por definição



Os "donos" da prefeitura resolveram apelar. Incapazes de argumentar com quem lhe faz oposição, resolveram partir para a agressividade pura e simples. Através de campanhas publicitárias caras, diga-se de passagem pagas com nosso dinheiro, tentam agredir ou desqualificar quem não reza na cartilha dos "cegos do castelo". A mais recente, que começou a circular hoje (foto acima) beira ao ridículo. Com o slogan "Os cães ladram. A caravana..." e a foto de um cão enfurecido, a campanha pretende (supomos!!!) passar uma imagem de dinamismo, competência, transparência... ou seja, tudo que não existe hoje na prefeitura. Mas, isso é uma outra história, que a própria história saberá contar. Vamos voltar ao assunto da postagem. Tentando decifrar qual mensagem subliminar existe por detrás da campanha (Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Talvez só os cães possam entendê-la), buscamos definir os dois temas centrais da campanha: o cão e a caravana.


O cão (Canis lupus familiaris) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100.000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade (mais de 400 raças) canina, que atualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. O cão é um animal social e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfato e audição, é bom caçador e corredor vigoroso. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Estes são alguns dos motivos da famosa frase: “O cão é o melhor amigo do Homem”. Mas, apesar de domesticado o cão tem um excelente senso de sobrevivência e protege sempre sua casa e sua família e, para isso, ele costuma ladrar. É o mais puro instinto de defesa contra quem quer lhe fazer mal.


Uma caravana é por definição um grupo dos viajantes ou os comerciantes, com instinto único de lucro fácil, que se uniam para viajar. O comércio da caravana, entretanto, é associado com a história do Oriente Médio. A história das caravanas é marcada por traições, assaltos e saques a vilas e pequenos povoados. As caravanas cruzavam grandes distâncias através do deserto, sempre fugindo dos governos locais. Os dicionários definem a caravana como: “uma companhia dos viajantes sem destino certo”. Como se pode ver por esta definição, a caravana sempre vai embora, fugindo e abandonando seus feridos.

TENTANDO TRADUZIR
- Seria o cão o povo de Barra Mansa, que para se proteger dos predadores, está começando a ladrar? - Seria a caravana os polítícos que vão deixar o poder em 2012?
Se foi essa a linha de raciocínio do criador da campanha, nossos parabéns, pois é um sinal de que ainda existe um resto de coerência no governo. Caso contrário, não entendemos nada. Fica uma sugestão: que tal alguém fazer uma representação junto ao Ministério Público questionando os gastos com campanhas, ditas institucionais, mas que nada acrescentam à nossa cidade e seu povo. Quem vai pagar a conta?

19 comentários:

  1. Hoje eu andei em um ônibus que tinha essa propaganda. Realmente vcs têm razão, é ridícula. E pensar que isso é pago com nosso dinheiro. Precisamos mudar com urgência.

    ResponderExcluir
  2. Valeu galera... só para lembrar: o chefe da caravana já se mandou para o Rio de Janeiro e deixou os camelos para trás rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Com pessoas morrendo por causa da dengue, esse povo ainda gasta dinheiro com propaganda poliqueira. Assim ninguém aguenta!!!!

    ResponderExcluir
  4. É... acho que vcs têm razão. Aquele rapaz do Saae está no marketing.

    ResponderExcluir
  5. Essa campanha é pra fazer par com a outra campanha do "saber perder"? Repito meu comentário: parece coisa de molecadinha.

    E antes que o Sr. Antônio Arruda me pergunte: não sou da oposição, não sou de partido algum (nem quero ser), nem sabia o nome e o partido do prefeito de Barra Mansa (a wikipedia diz que é um tal de José Renato Bruno Carvalho, do PMDB, confere?).

    ResponderExcluir
  6. Este cão vem mostrar a verdadeira cara da turma do BEM.

    ResponderExcluir
  7. Alessandro Guimarães18 de maio de 2011 às 21:06

    “Os cães ladram. A caravana...”
    A Prefeitura alçou-se no direito de veicular nos ônibus da cidade, na forma de “busdoor”, um antigo provérbio árabe: “Os cães ladram. A caravana...” (“Os cães ladram, a caravana passa”).
    Não se sabe ao certo, o que se pretende com tal propaganda, mas, vamos à análise.
    Ora, ladrar é da constituição dos cães, tal qual seguir adiante é da constituição das caravanas. Segundo especialistas, os cães ladram, entre outras razões, quando identificam algo ameaçador ou assustador, com o fim de avisar ao intruso de que está em território onde não é bem-vindo, e assim, protegem seus donos, aqueles que os alimentam e os acariciam. Já as caravanas, estas simbolizam comitivas, filas de pessoas e animais de carga, que atravessam desertos e lugares selvagens, ou seja, estão, sempre, de passagem.
    Não é preciso muito esforço para, enfim, concluirmos que os cães somos nós, cidadãos, que ameaçados, massacrados, vilipendiados e violentados, não agüentamos mais e reagimos, à nossa maneira, ladrando, gritando, na tentativa de espantar, afastar essa caravana, que veio somente para amealhar fortuna e ir embora.
    Não se pode mais calar sob tanto descalabro! É preciso proteger nossa gente, nossa cidade!

    ResponderExcluir
  8. Cuidado aqueles que um dia querem ser prefeito.A caravana-ES do BEM já mostrou seu cão, e o caçador com a arma na mão vem logo depois.

    ResponderExcluir
  9. Fico imaginando a caravana passando, os tuaregues (palavra árabe, que significa "abandonado pelos deuses"- que coincidência!) todos com suas túnicas brancas, sentados em seus camelos... à frente o líder, R.Fonseca, seguido de perto pelos seguidores, Zé Borra-botas e cia ltda.
    Enquanto isso, roubados e abandonados, a população, pobre e sem esperanças, fica latindo, rosnando, com o que resta de energia, para que NUNCA MAIS ELES VOLTEM!

    ResponderExcluir
  10. NUNCA, TIVE TANTA VONTADE , DE SER CAO ... CAO DE BRIGA!!!TO COM VONTADE DE LATIR ;LATIR;LATIR E LATIR. VIVA O MUNDO CAO!!! ABS ARTISTA ANONIMO.

    ResponderExcluir
  11. A caravana do bem, que só faz mal à nossa cidade, é lenta... tá demorando a passar, mas, com certeza, passará. Resta saber o estado em que deixará Barra Mansa. Sobrará pedra sobre pedra?

    ResponderExcluir
  12. É triste chegar para trabalhar, mas antes dar uma olhada no que tá rolando nos blogs, e dar de cara com uma barbaridade como essa. O prefeito José Renato que conheci, não existe mais. O que temos agora, é um arremedo do ex-prefeito Roosevelt, menos sofisticiado e menos inteligente. Um arremedo que assimilou o gosto pelo poder, pela prepotência e pela maldade. Barra Mansa PRECISA SE LIVRAR DELES.

    ResponderExcluir
  13. morador do São Domingos19 de maio de 2011 às 08:59

    Verba para adesivo com cão bravo tem, para tira entulho da chuva do dia 09/04/2011 NÂO !!!!

    ResponderExcluir
  14. Um funcionário público revoltado19 de maio de 2011 às 09:30

    O dinheiro que estão gastando com essa palhaçada poderia ser convertido em aumento para o funcionalismo. Mas, eles são bom mesmo é para fazer politicagem, enquanto isso, a cidade fica abandonada e o funcionário público cada vez mais desprestigiado.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria que alguém me informasse sobre o "burburim" a respeito do Secretário de Fazenda Carlos Magno, sobrinho do Prefeito e primo do Glamuroso arquiteto Nando, possui uma empresa de Consultoria parecida com a do Palloci e que já existe investigação fomentada por um vereador de oposição. Gostaria que os respeitados blogs da nossa combalida cidade ajudassem nos informando. Abraços Mauricinho da Vivo

    ResponderExcluir
  16. Só pode estar de palhaçada esse cidadão que se diz prefeito, onde já se viu gastar nosso dinheiro para demonstrar sua imcopetencia, a oposição existe e sempre existirá, e na verdade quem não está sabendo perder é o prefeito, está demostrando mais uma vez que é um despreparado.
    A aprovação de sua administração que está cada vez mais baixa, próxima do zero, por isso demostra esse desespero todo. PREFEITO VOCÊ É UM DESCONHECIDO E SEUS DIAS E DA SUA CORJA ESTÃO CONTADOS!!!

    Abs,

    Cidadão indignado

    ResponderExcluir
  17. Se o cão foi para por medo na oposição eu acho que tiro, saiu pela culatra.

    ResponderExcluir
  18. Cachorrada à parte, a verdade é que Barra Mansa está precisando ser repensada a sério pela classe política. Antes do evento Roosevelt Brasil, tínhamos grupos políticos divergentes, alguns melhores do que outros, mas todos com suas falhas e acertos. Depois da famigerada epidemia rooselvista, Barra Mansa perdeu o senso de uma política séria e democrática. Hoje, além dos descalabros que vemos na Prefeitura, ainda temos que conviver com grupos como os da pseuda "família Albertassi", que se julga dona de parte de nossa cidade, de nossa consciência e de nosss votos. É a prevalência da política ufanista da barganha escancarada. O Zé Renato, a troco de apoio, loteia a prefeitura como se fosse ele um predador de empresas falidas. Só que Barra Mansa pode estar falida, mas ainda vive. E o que resta de vida decente e vergonha nessa cidade saberá dar a resposta certa, na hora certa, para eles.

    ResponderExcluir
  19. Apenas fazendo uma justiça às caravanas: andar no meio do deserto carregando mercadorias está longe de ser "lucro fácil". Eu prefiro morrer pobre a ter que passar por isso!

    ResponderExcluir