sexta-feira, 20 de maio de 2011

Com nosso dinheiro


O governo municipal utiliza de várias maneiras para atacar seus opositores. Um expediente muito utilizado é a propaganda institucional. Propaganda política constante e de saturação, de forma a cultuar a personalidade do líder, ou líderes, para manter o apoio da opinião pública. Uma das formas mais eficientes de se impor à população um determinado sistema é a propaganda subliminar, onde as defesas mentais não estão em guarda contra a informação que está a se introduzir no inconsciente coletivo. Esta se faz por saturação em todos os meios de comunicação.

O Ministro da Propaganda e Informação do Terceiro Reich, Joseph Goebbels, acreditava que se uma mentira fosse repetida continuamente ela acabaria se transformando em verdade. Mas o tempo se encarregou de mostrar que a teoria estava errada. Uma mentira não pode ser transformada em verdade. No máximo pode ela ser habilmente encoberta com uma capa que lhe dê a aparência de verdadeira, ou seja, envolta numa segunda mentira. E é este tipo de mentira, travestida de verdade, que consegue sobreviver por um tempo mais longo, se for continuamente inculcada nas pessoas como sendo algo certo e útil. Tanto mais se inculcadores e inculcados não se derem ao trabalho de conhecer realmente a fundo o que têm em mãos, avaliando o fruto unicamente pela aparência de sua bela casca.

Em Barra Mansa, essa prática vem sendo exaustivamente adotada pela prefeitura, mas o povo, felizmente, já percebeu o ódio e o desejo de vingança mal camuflados nessas exortações ufanísticas.

O duro é saber que toda essa palhaçada é paga com nosso dinheiro.

Um comentário:

  1. Olá, Amigos do Blog!

    Isso tudo me faz recordar uma máxima, muito utilizada, de forma adaptada, pelo Julinho, em seu blog: "É possível enganar parte do povo, todo tempo; é possível enganar parte do tempo, todo o povo; jamais se enganará todo povo, todo tempo." (Abraham Lincoln)
    Abs.

    ResponderExcluir