domingo, 8 de maio de 2011

Ameaça ao meio ambiente



As centenas de montes de entulhos de telha de amianto espalhados pela cidade, desde a chuva de granizo que atingiu Barra Mansa mês passado, tem motivado uma série de pedidos para que a prefeitura execute sua coleta. Além do incômodo para os moradores, os entulhos trazem também preocupação para os movimentos ambientalistas, que querem da prefeitura um plano para a destinação correta do material.
Os ambientalistas lembram que o amianto é classificado pelos órgãos de saúde e ambientais como material perigoso. Eles alertam que o material usado na produção de telhas coloca em risco a saúde, sendo comprovado que não existe limite seguro de exposição ao mineral e que o contato com ele pode provocar o comprometimento sério da capacidade respiratória, podendo evoluir para o câncer de pulmão e derrame.
O maior temor dos ambientalistas é que a prefeitura quando fizer a coleta, acabe levando o material para o "lixão". Segundo eles, o material seria mais um risco para o rio Bocaina.

O AMIANTO
Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a utilização da substância amianto já foi proibida em mais de 50 países devido estudos que demonstram suas propriedades cancerígenas. A União Européia não faz uso do amianto desde 2005 devido à nocividade do amianto para a saúde humana.
Até o momento, o Município não providenciou a retirada desses entulhos e nem disponibilizou um local para o seu descarte correto. Tá na hora da Agenda 21 se pronunciar, estudando e definindo a forma ecologicamente correta de destinação desse material, sem agressão ao meio ambiente.

Quanto ao gerente de resíduos sólidos, achamos que ele continua estagiando no departamento de marketing.

4 comentários:

  1. Funcionário contrariado do Saae8 de maio de 2011 às 20:21

    ACHO QUE AMBIENTALISTAS ESTÃO SE PREOCUPANDO À TOA. COM A DISPOSIÇÃO QUE O PESSOAL DO RESÍDUO SÓLIDO DA PMBM TEM PARA TRABALHAR, TÃO CEDO ESTES ENTULHOS VÃO SAIR DAS RUAS E CALÇADAS.

    ResponderExcluir
  2. Interessante como este blog tem sido útil em nossas vidas!
    Em primeiro lugar, por nos fazer enxergar uma Barra Mansa, que esse (des) Governo insiste em dizer que cuida, mas, cuja realidade é completamente diferente, e, em segundo lugar, por nos levar a pesquisas e reflexões sobre os mais variados temas.
    Mas, quanto à falta de competência dessa "equipe" que está HÁ (DEZ) ANOS à frente da PMBM, NÃO É NOVIDADE!
    Quanto ao amianto, descobri que foi criada em Osasco, São Paulo, em 1995, a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto - ABREA (www.abrea.org.br), que aborda com muita lucidez sobre o tema. Para se ter uma idéia, Portugal (depois vão insistir em fazer piadas com nossos patrícios!) baniu o uso do amianto em 2005, e nossos vizinhos Argentina (2001) e Uruguai (2002), também já o fizeram.
    Quanto à destinação a ser dada ao amianto, segundo a resolução nº 348 do Conama, os materiais com amianto devem ser descartados de maneira adequada em aterros especiais para lixo perigoso, pois seus destroços e resíduos contêm a fibra reconhecidamente cancerígena à saúde humana sob todos os tipos e formas.
    Infelizmente, sou capaz de apostar que se a equipe do blog visitar o "lixão do Km 4" terá uma ingrata surpresa!
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Existem leis que estabelecem pesadas multas para quem comete crimes ambientes e o descarte errôneo de telhadas de amianto, está entre eles. As telhas de amianto devem ser depositadas em um aterro especializado para receber esse tipo de material.

    Parabéns pelo blog, principalmente pela consciência ecológica.

    ResponderExcluir
  4. O (des)Governo Municipal não está preocupado com o meio ambeinte, pois não dá voto, mas fingir que uma obra vai começar próximo a Barbara, isso eles acham que dá voto e fazem um grande trabalho de divulgação...mas fazer uma campanha explicando sobre o amianto, não dá voto.
    Esta turma que quero BEM longe de Barra Mansa, só sabe trabalhar em causa própria.
    Chega!!!!!
    Paulo Cesar - Centro

    ResponderExcluir