domingo, 10 de abril de 2011

Chuva de granizo em Barra Mansa

A Defesa Civil de Barra Mansa aponta mais de 3 mil desalojados, por causa da chuva de granizo que caiu em Barra Mansa, ontem. Na avaliação, os bairros mais afetados foram Siderlândia e São Domingos.


O granizo (ou saraiva) é um fenómeno meteorológico, que consiste numa precipitação de pedras de gelo que podem medir 5 mm ou ser até do tamanho de uma laranja. Em muitas partes do mundo, é comum a tempestade com pedras de gelo do tamanho de uma bola de tênis.
O granizo forma-se quando pequenas partículas de gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade. Essa umidade se congela e as partículas são levadas para cima novamente pelas correntes de ar, aumentando de tamanho. Isso acontece várias vezes, até que a partícula se transforma em granizo, que tem o peso suficiente para vencer as correntes de ar e cair em direção à terra.
Os granizos grandes podem estragar as plantações, perfurar tetos, amassar carros e quebrar pára-brisas. O recorde das maiores pedras de granizo foi alcançado em Bangladesh, durante uma tempestade que matou 92 pessoas. As pedras de gelo pesavam quase 5 kg e caiam com velocidades próximas de 150 metros por segundo. Ninguém soube explicar tal evento, que ainda hoje causa muita discussão entre os especialistas.

8 comentários:

  1. Tenho até simpatia pela pessoa do responsável pela Defesa Civil, mas, infelizmente, ele é mais um que sofre pelo descaso desse grupo que detém o poder HÁ 10 (DEZ) ANOS EM BARRA MANSA!
    É evidente que fenômenos dessa natureza são imprevisíveis, mas, nossa Defesa Civil é de atuação pífia!

    2012 É O ANO DA ESPERANÇA!
    2012 É O ANO DA MUDANÇA!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amigos!

    É lamentável o ocorrido em nossa Barra Mansa! Como se já não bastassem as enchentes e os deslizamentos, agora, uma chuva de granizo dessa magnitude!
    Em momentos como esse, seria muito importante contar com os NUDECs, que são os Núcleos Comunitários de Defesa Civil, que têm como fundamentos básicos a "participação" e a "prevenção".
    Através dos NUDECs, a própria comunidade terá condições de realizar trabalhos da preservação do meio ambiente local, assim como atuar num primeiro momento, quando da ocorrência de sinistros.
    O Poder Público não consegue atuar sozinho. Porém, com o apoio da comunidade, treinada e consciente, terá, sem dúvida, maior êxito no seu agir!
    Só para citar um exemplo, Belo Horizonte, além de capacitar os cidadãos das comunidades situadas em áreas de risco, idealizou o que chamou de CREAR (um NUDEC com sede), que é o Centro de Referência em Área de Risco, um espaço físico da comunidade, mantido pela Prefeitura, com o objetivo de prestar o atendimento nas áreas de risco de maneira mais ágil, além de realizar treinamentos e palestras, além de outras ações.
    Agora, pergunta-se: BARRA MANSA TEM NUDECS? RESPONDE-SE: NÃO!
    Não há, hoje, uma política prevencionista e participativa!
    Esta é a nossa realidade HÁ 10 (DEZ) ANOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Culpar o governo do prefeito José Renato pela calamidade que caiu sobre Barra Mansa, já é demais!!! Vamos ter bom senso e um pouco de ética pessoal.

    RCR

    ResponderExcluir
  4. Caro RCR!

    Se você leu o primeiro parágrafo do meu texto, viu que, em momento algum, culpou-se o Sr. Prefeito.
    Na sequência, o que foi apresentado é um aspecto técnico, QUE FICA COMO SUGESTÃO, facilitador da atuação da COMDEC de Barra Mansa. Atuar com o apoio da população, devidamente instruída e organizada em NUDECs, facilita a ação preventiva e participativa.
    Foi só isso!

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Diettrich,

    No meu comentário, não havia me referido a você, mas sim a alguns "xiitas", que sempre apostam no quanto pior. Até parece que torcem por uma calamidade só para ter o que falar.
    Entendido?

    ResponderExcluir
  6. Ok, RCR!

    Entendido!
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. não estamos culpando o Zé e sim declarando que muito antes da chuva de graniza acontecer o bairro São Domingos já era abandonado e que algumas ruas do bairro Siderlândia que não são asfaltadas porém na PMBM cosntan como sendo alfaltadas e fico revoltada com esse governo que todos sabem é continuação do sr Roosevelt SÓ FAZEM OBRAS NOS ANOS DE ELEIÇÃO POVO VAMOS ACORDAR

    ResponderExcluir
  8. a chuva que caiu em barra mansa,trouxe muitos danos para nos,os moradores,o granizo caiu no tamanho de uma bola de ping-pong,e chegou ate no tamanho de uma laranja

    ResponderExcluir