domingo, 5 de junho de 2011

Bullying não é brincadeira

Agressão proativa e reativa
Bullying é um comportamento agressivo, aliás a forma mais comum de violência nas escolas de todo o mundo. Pesquisas sugerem que quase metade dos estudantes vai viver alguma forma de bullying durante sua vida escolar. O bullying afeta os estudantes acadêmica, social e psicologicamente.
As iniciativas para combater o bullying geralmente prescrevem o aconselhamento para os bullies. Mas para isto,segundo Mc Adams e Scmidt (2007), os orientadores precisam primeiro compreender as necessidades e motivações por trás deste comportamento.
A literatura distingue dois tipos de agressão – agressão reativa e agressão proativa. A agressão reativa é caracterizada como uma resposta de `sangue-quente`, automática, defensiva, a uma ameaça percebida (Hubbard et alii, 2001; Wood e Gross, 2002). Relações anteriores com as figuras significativas, reais ou percebidas como ruins, fazem com que os agressores reativos mantenham altos níveis de raiva internalizada e insegurança, tornando-os vulneráveis a respostas excessivamente emocionais a estressores ou ameças pessoais. São aqueles a quem os professores se referem como tendo `pavio curto`, intolerantes a frustração, impulsivos, sujeitos a explosões diante de qualquer fonte de stress .
Ao contrário, a agressão proativa não ocorre como uma resposta defensiva e emocional a uma ameaça. Ela é descrita como organizada, com propósito e premeditada ao invés de automática (Galezewski, 2005). Segundo Cottle (2004) e McAdams e Lambie (2003), a agressão para este tipo de agressor com o tempo passou a ser um meio internalizado de atingir a segurança pessoal, competência e controle. A propensão para uma hostilidade generalizada e um comportamento anti-social parece ter duas origens: uma manifestação clara de ressentimento e raiva internalizada devido a necessidades frustradas de segurança e um mecanismo pelo qual mantêm os outros à distância para não colocarem em risco a autonomia e auto-suficiência desejadas.
A agressão proativa, segundo vários autores, é usada consistentemente como um instrumento de ganho pessoal (status, controle, autoconfirmação, gratificação, etc) e segundo Hubbard et al. (2001) é aplicada estrategicamente, com método e sutileza, até que o objetivo desejado seja alcançado. Os agressores proativos iniciam os atos agressivos sem provocação e contra aqueles que eles percebem como mais vulnerávies .
São os agressores proativos que colegas e professores se referem como bullies (Hubbard et al., 2001). Os que são fisicamente grandes e fortes conseguem o domínio através de ameaças ou atos de intimidação física. Os que não possuem a força física, voltam-se para a coerção e manipulação para atingirem o controle de que precisam para uma autoimagem positiva (Larke e Berna, 2006: Salmivalli e Nieminen, 2002). Utilizam-se da racionalidade e da lógica, proficiência verbal, controle emocional. Não demonstram remorso pelos seus atos e apresentam desculpas racionais para justificarem o comportamento (Brendegen et alii, 2001).
São capazes de calcular o momento certo para seus atos agressivos, para que não sejam percebidos ou detidos (Dodge et alii, 1997; Woodworth e Porter, 2002), e para que seus atos tenham ganho máximo e consequências mínimas.
Pode-se esperar que a agressão proativa continue até que estes agressores desenvolvam uma empatia genuína pelos outros; até que seu comportamento agressivo deixe de satisfazer suas necessidades de controle; ou até que tenham acesso a formas mais satisfatórias e pró-sociais de manter uma autoestima positiva. Mas isto provavelmente não ocorrerá espontaneamente e sem intervenção, por várias razões, segundo McAdams e Schmidt:
■o comportamento moral não é adquirido automaticamente sendo, ao contrário, influenciado por instrução, supervisão, correção e modelagem
■falta de motivação para mudar
■oportunidades fáceis de dominar os outros

Para os autores acima “o objetivo das intervenções para tratar a agressão proativa é desenvolver um nível de empatia que efetivamente restrinja sua vontade de ferir os outros para ganho pessoal”.
No entanto, segundo eles, o desenvolvimento da empatia ocorre gradativamente enquanto que a necessidade de interromper o comportamento bullying é imediata. Este é o grande desafio dos orientadores educacionais quando recebem alunos encaminhados por comportamento bullying crônico.

Autora: Valeria
Psicóloga, trabalhou por quase 20 anos como Orientadora Educacional. Presenciou muitos casos de bullying na escola e muitas vezes não tinha muita segurança sobre como devia agir. Então, resolveu se especializar no assunto. E, com conhecimento mais aprofundado, hoje está na luta para conscientizar todos sobre o perigo do bullying, suas consequências devastadoras no clima da escola e na vida das pessoas.

Um comentário:

  1. Muito engraçado né!esse povo só vai na escola para falar do BULLYING que realmente um caso muito sério mas e a educação??? Como é que fica????
    Sabe o que é mais vergonhoso...Muitos vão ler essa postagem até o prefeito vai ler mas não vai fazer NADA,NADA e NADA pago pra ver porque na ultima eleição falaram tanto sobre a EDUCAÇÃO e agora já não vejo nada lá nos colégios os alunos estão por dentro das noticias de barra mansa porque nossa cidade sempre foi cabeça de burru nada vai pra frente. HAHA tenho que rir da cara do prefeito pq o nome dele que é sujo as pessoas lembram dos podres ou das glorias e do prefeito não sobrou nem gloria.Como vcs querem colocar projetos nas escolas se nossa eduaçaõ não é valorizada?E aí me responde na sinceridade se que podem pq esses anos foi tantas mentiras q nem sei se vou votar esse ano.E se faltar um voto pra mudar barra mansa o vai não ser pq não confio em politica essa é a visão dos jovens hoje em dia lembre-se disso pq eu tenho 17 anos e vivo no meio de um bando de adolecente q quer sair da escola logo pra ficar atoa pq nos estavamos tendo um debate e vimos que Resende,Volta redonda, são paulo são os melhores lugares para se ter uma vida financeis boa pq lá tem impresas grandes,industrias q dão empregos cursos proficionalizantes de boa qualidade, não tô humilhando barra mansa não é só pra pessoas abrirem os olhos e verem que colocamos no poder.Um inimigo que só faz algumas coisas por fazer ou um amigo a serviço do povo?pense bem nessa eleição.AH e para de ficar comendo o nosso dinheiro com showzinho de famoso no parque de cidade invista mais nos bairros escolas pq nós alunos estamos de olho no nosso futuro como podemos estudar bem se não tem nenhum recurso bom uma aula diferente algo bom pra fazer uma aula diferente barra mansa está ESTACIONADA QUE VERGONHA!se esse comentário não for util Barra mansa vai saber quando sair nos jornais esse poste em nome de muitos alunos que me ajudaram a escrever isso se quiser falar comigo é IRACEMA LEITE NADER E AS ESCOLAS DO SUL FLUMINENSE queremos MUDANÇA nem tem curso gratis pra quem não tem condiçao de pagar parque da cidade é uma vergonha não tem nenhum opção de cursinhos para os alunos de 13 á 19 anos pq tem muitos alunos atrazados nos estudos ah resolva aí pq tá uma vergonha o PADRE ANCHIETA tá falindo pq ninguém quer ficar mais lá o iracema tá ceio de gente do colégio padre anchieta e vai vir mais pq o unico colégio que tem mais recurso e opção é o Iracema L.N. Eu estudo de tarde enão aguento mais a aula a mesma coisa todo ano no Iracema o recurso bom que tem lá é a eduação fisica rsrsrs nas escolas as professores de ED.fisica manda fazer aula livre rsrsrs que vergonha as bibliotecas das escolas não funcionam QUE ISSO os livros só estam de enfeito a leitura não é ajuda para a mente do aluno o estado manda livro mas as escolas trancam as bibliotecas assim não dá né oo pensem bem BARRA MANSA tá pra traz eu sinto vergonh de chegar em V, Redondo e ver os colégios bons é HORA DE MUDAR meu nome é marcelle m. e sou a estudante mais revoltada com a educação

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